الاثنين، 15 نوفمبر، 2010

V for Vendetta hackeia a Universidade Estadual de Washington

V for Vendetta hackeia a Universidade Estadual de Washington: "

V for Vendetta.


Um hacker que não quis se identificar senão através da medonhíssima máscara de Guy Fawkes e o figurino-e-voz do personagem V de Vingança ganhou para si o controle de praticamente todos os monitores da Washington State University no início do mês (5).


O que começou como uma esperada sensação de alarme e princípio de pânico, acabou em segundos se relevando numa pegadinha que ao final aparovou a administração da faculdade e arrancou aplausos dos estudantes.


O vídeo tem quase quatro minutos e também foi publicado no YouTube, tem seu próprio website, #hashtag no twitter e uma página no Facebook. O hacker é (ou foi) provavelmente um dos alunos da WSU. Percebe-se (ou implica-se) isso pela repetição por umas três vezes de frases como “nossa ‘grandiosa’ universidade”. A crítica é dura e tem a mira no departamento de TI da universidade e mais um certo alguém.



Sob a voz do “V da WSU”, os alunos também são encorajados a se unirem para combater os esquilos que invadiram os campi da universidade, conforme alerta veementemente o personagem de que estão lá apenas para “comer, beber e se reproduzir” e convidando a todos para que daqui precisamente um ano darem ”aos esquilos um 5 de novembro que eles jamais se esquecerão”.



Dezenas de projetores em mais de 24 salas da universidade foram sequestrados no hack e o vídeo foi programado para ser repetido automaticamente a cada hora, não importando quem ou o que estivesse sendo transmitido.


O website do hacker enviou um comunicado ao departamento de TI da universidade avisando que as transmissões cessariam automaticamente no final do dia e indicou o caminho correto para um arquivo batch que fora deixado intencionalmente nos servidores AV da universidade.


“Este script irá remover e reverter com segurança todas as modificações feitas nos seus sistemas.”


Como deveria ser, para “encarnar” o personagem à piada adequadamente todo o discurso é bem articlado tanto política como também historicamente. Nele o hacker menciona que a própria universidade fora fundada há mais de 100 anos através de um ato federal sobre a moral e a educação, que como diz “é um privilégio que nós, como americanos, costumamos nos esquecer”, citando um discurso de Abraham Lincoln de 1862.


(Se a palavra “esquilos” for substituída por qualquer outro grupo ou alvo, o vídeo ganha contornos quase sinistros em uma peça de hacking, digamos, épica da vida real imitando a ficção.)


Na dúvida, polícia e serviços federais de segurança querem descobrir rápido quem foi o autor da “piadinha” — um claro protesto estudantil. Segundo o site WSU1812, ele já recebeu até propostas para trabalhar no Google (vide imagem ao lado). Não se tem a cabeça de ninguém ainda. Louco!


(Um detalhe: já imaginastes “V” usando uma luva preta da… adidas? :D )


Se você nunca leu nada sobre “A Conspiração da Pólvora” agora é uma boa hora… por que não?





"

ليست هناك تعليقات:

إرسال تعليق

Amazon MP3 Clips